Todos sabemos que o sal é um inimigo da saúde e que, por isso, o devemos usar com alguma parcimónia na nossa alimentação diária. Hoje em dia tenho isso cada vez mais em mente na cozinha, até por questões de saúde pessoal e por recomendação médica. Mas, poderão perguntar, e "Os Sabores da Branca" não ficam comprometidos com a falta de sal? De um modo geral, não. Sou adepta de ervas e temperos que podem bem dispensar o sal ou requerer só uma pitada do mesmo. Podemos sempre adaptar as receitas mais tradicionais retirando-lhes sal e gordura.
Este prato poderá ser só vegetariano, acompanhado de cuscuz ou incluir uma carne, de preferência frango. E, se desejarmos tudo ainda mais saudável e rápido, podemos cozinhá-lo ao vapor, no microondas, em recipiente apropriado, por cerca de 8 a 10 minutos.
Ingredientes:
Legumes variados que possam ser salteados numa frigideira anti-aderente ou, de preferência, num wok. Neste dia usei:
- alho, cebola, cenoura, batata doce, nabo, courgette, alho francês, pimento vermelho e tomate pelado
- coentros, hortelã, louro e tomilho fresco
- cuscuz
- 4 coxinhas de frango
- pimenta (facultativo)
- sal (facultativo)
Preparação:
Corte finamente todos os legumes, adicione as ervas e um fio de azeite e leve a saltear num wok.
Entretanto, leve a cozinhar as coxinhas de frango, sem pele, num recipiente próprio para cozer a vapor no microondas, seguindo as instruções do fabricante. Adicione-lhe ervas aromáticas e regue com um pouco de sumo de limão, se não vai usar sal.
Enquanto o frango coze, ferva um pouco de água na cafeteira eléctrica e coloque uma chávena de cuscuz num recipiente com um fio de azeite e folhinhas de hortelã (1 pitada de sal facultativa). Verta a água fervida sobre a sêmola de cereais e deixe repousar por 2 ou 3 minutos.
Mergulhe as coxinhas já cozidas ao preparado de legumes e deixe ferver mais 1 ou 2 minutos.
Com um garfo, mexa o cuzcuz, retire as folhinhas de hortelã e, se necessário, junte mais um fiozinho de azeite.
Emprate como sugerido na foto, finalizando com um pouco de hortelã e tomilho fresco.
Bom apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário