segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Prazeres matinais - Um "muesli" de fruta fresca

A primeira refeição do dia sempre esteve rodeada de uma certa aura emocional diferente da das outras refeições. Talvez tenha a ver com a nossa vulnerabilidade a essa hora do dia (sobretudo os que têm que se levantar muito cedo), quando ainda precisamos de ser tratados com cuidado como se de uma mercadoria frágil se tratasse, para que o choque da passagem do mundo dos sonhos para o da realidade seja o menos violento possível. É claro que necessitamos de alimento que nos restabeleça da longa noite de  jejum. Por isso, mais do que as outras refeições do dia, o pequeno-almoço lembra-nos a função essencial da comida: abastecer o nosso corpo de energia.


Mas o pequeno almoço não deve ser visto essencialmente sob esse prisma mais técnico, digamos. Ele pode e deve ser uma refeição variada e muito agradável. Quando há mais tempo ou ele é organizado de modo a podermos sentar-nos à mesa, o início da manhã pode mesmo ser um grande prazer. 
Ter sempre em mente que devemos afastar totalmente o sal e as gorduras desta refeição e que as receitas devem usar fontes de proteina com muito pouca gordura. Inclua, entre outros ingredientes, iogurte, leite magro ou de soja, especiarias, frutos secos, cereais integrais, ervas aromáticas e fruta fresca.
A fruta fresca e um laticínio fazem maravilhas no despertar dos mais sonolentos e a um custo calórico mais baixo satisfazem o desejo de algo doce logo pela manhã. E incluir fruta não leva assim tanto tempo ... 



Receita:
1 maçã vermelha
1 maçã amarela
1, 2 dl de sumo natural de maçã
75 g de aveia rapidamente cozida
1 fio de mel
1 iogurte magro natural
2 amêndoas laminadas
1 colher de chá de sementes de girassol
2 colheres de sopa de passas (facultativo)
1 colher de açúcar amarelo (facultativo)

Corte as maçã em cubos, com a casca,  e coloque num prato de sopa ou taça, adicione o sumo da maçã, junte a aveia, o iogurte, os frutos secos e sementes e o açúcar amarelo (facultativo). Polvilhe com canela ( eu gosto muito da canela logo pela manhã, não só pelo seu sabor, mas também pelas sua enormes propriedades, entre a elas as anti-inflamatórias.)


Sente-se, coma devagar e relaxe, de preferência com música e um bom jornal à frente e ... nada de TV. Se puder, tome um café e ...
Tenha a seguir um bom dia de trabalho, mesmo que já se encontre reformado ou aposentado.



Sem comentários:

Enviar um comentário