segunda-feira, 22 de novembro de 2021

As minhas shakshukas

Há já muitos anos que eu cozinhava este tipo de prato quando descobri o termo "Shakshuka" e a sua popularidade internacional, sobretudo junto de jovens que apreciam a comida de conforto, mas que não gostam de passar muito tempo na cozinha.

 A shakshuka é um prato de rápida confecção, com diferentes tipos de legumes, geralmente cobertos com ovos batidos ou escalfados e muito popular em países do Médio Oriente. 


Os ingredientes principais são azeite, cebola, tomate e pimento. Existem inúmeras variacões de shakshuka, o que lhe confere uma liberdade de adaptação a diferentes regiões do mundo com diferentes cozinhas e diferentes vegetais. Satisfazem ao mesmo tempo vegetarianos e não vegetarianos, pois podemos sempre acrescentar diferentes tipos de proteina.

Eis algumas das minhas shakshukas que cozinho em frigideira anti aderente ou num woke.

Nos exemplos seguintes, juntei azeite, alho e uma cebola picada. Adicionei um pouco de concentrado de tomate. Temperei com sal, pimenta e noz moscada a gosto. adicionei uma chávena de ervilhas, mexi bem e adicionei um caldo de legumes. Deixei ferver por quinze minutos, depois de borbulhar mais um pouco, fiz umas 3 covinhas no preparado e escalfei aí os 3 ovos. Decorei com um raminho de tomatinhos chérie e pedaços de salsicha fresca grelhada. Delícia! Servir quente com um arroz branco ou simplesmente assim, com ou sem fatias de pão escuro torrado. Saboroso e aconchegante.





Nesta próxima mistura juntei ao refogado umas rodelas de chouriço, um pouco de concentrado de tomate, alho francês e cogumelos marron. Temperei com sal e pimenta, deixei cozer um pouco e juntei umas rodelas finas de batatas e courgettes, ervilhas congeladas (já lavadas e escorridas), uns tomatinhos chérie e um pouco de feijão cozido. Cobri tudo com um pouco de caldo de legumes. Deixei ferver aproximadamente 15 a 20 minutos até cozerem os legumes e engrossar um pouco o molho. Entretanto, fiz 3 covinhas no preparado onde coloquei ovos para escalfarem. 
Servi esta shakshuka com uma alheira grelhada. 
É comida de conforto de comer e chorar por mais. 
 

Nota: o caldo natural que coloco nestes preparados é muito importante e acrescentam sabor decisivo. Eu uso sempre caldo que retiro da sopa de legumes e que reservo para estes cozinhados ou outros pratos de tacho.







Sem comentários:

Enviar um comentário