quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Bife de peru grelhado com arroz de espinafres e fruta

Nesta época pós-exageros natalícios nada melhor para uma alimentação que se quer mais regrada do que a confecção de pratos que privilegiem os cozidos e grelhados, as sopas, as saladas e os legumes. Mas sem dietas radicais, pois está mais que provado que elas não são o caminho adequado para a perda de peso. 

Depois dos excessos das "Festas" há que seguir o regime habitual de uma dieta saudável com alimentos de todos os grupos: cereais, carnes, peixes, vegetais, gorduras etc. 
É inegável que grelhar os alimentos é um dos modos mais saudáveis de cozinharmos, que preferir o peixe e as carnes magras, combinados com frutas, legumes e leguminosas é muito aconselhável e que variar é a melhor forma de assegurar uma alimentação equilibrada.

 Foi pensando nestes pressupostos que cozinhei estes bifes de peru grelhados:


Como tornar uns simples bifes de peru grelhados num prato visualmente atraente e apetecível e ao mesmo tempo cheio de sabor: 

Ingredientes (para 2/3 pessoas):
2 ou 3 bifes de peru
1 chávena de arroz agulha
2 chávenas e meia de água fervida
espinafres q.b.
fruta fresca e/ou de conserva
azeite q.b.
1/2 cebola
1 dente de alho
sal, pimenta e noz moscada
2 colheres de sopa de crème fraiche e cebolinho picado (opcional)


Preparação:

Num tacho coloque um fio de azeite, a cebola e o alho picados e deixe alourar um pouco. Junte o arroz,a noz moscada, o sal e a pimenta (opcional),  mexa e acrescente a água. Deixe ferver um pouco em temperatura média e acrescente as folhas de espinafre lavadas. Junte mais um pouco de água se for necessário. Volte a mexer até levantar novamente  fervura,  baixe a temperatura para o mínimo, deixe cozer por mais 3 ou 4 minutos e desligue.

Aqueça o grelhador ou a frigideira anti-aderente e grelhe os bifes de modo a não os deixar demasiado secos. Quando estiverem quase prontos tempere com um pouco de sal, três pimentas (opcional) e um fiozinho de azeite. 
Emprate o arroz com a ajuda de um aro de empratar, coloque o bife e as frutas a gosto. Complemente com um pouco de crème fraiche e cebolinho.
 E aí tem um prato saudável, nutritivo e simples para o dia-a-dia, mas com muito sabor e alguma elegância.



Sem comentários:

Enviar um comentário