sábado, 2 de janeiro de 2016

Jantar de Fim De Ano



Gosto de seguir algumas tradições, nomeadamente no que diz respeito à culinária portuguesa. No entanto, por vezes, sabe muito bem quebrá-las e ir de encontro a algo desconhecido, diferente, exótico, mais exigente ou mais elaborado. Foi o que aconteceu nesta noite de Fim de Ano em que, em vez do bacalhau ou do leitão ou da mariscada, resolvi seguir a sugestão do Jornal "Público" no "Fugas" de 26 de Dezembro último e confeccionar o seguinte menu (um bombom para a minha família):

Entrada: Ostras com vinagrete de pimentos
Prato principal: Ensopado de borrego com cevada
Sobremesa: Tarte de chocolate com marmelos salteados

Foi um sucesso!

 Experimente! Vale a pena. 
Se não gosta ou não aprecia as ostras, comece por degustá-las com este vinagrete e ficará, certamente, a olhar para este bivalve de um outro modo (e comprar 1 dúzia de ostras não é nada de extravagante comparativamente a outros mariscos que tanto se consomem nesta altura do ano). Deve é ter muito cuidado ao comprar ostras, deve fazê-lo num local de confiança, pois elas devem ser muito frescas.




  1. Ostras com vinagrete de pimentos

Ingredientes:

8 ostras 
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento laranja (eu usei amarelo)
1 chalota (eu usei 1/2 cebola roxa)
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de sumo de limão
1 pitada de pimenta moída

Pique os pimentos, assim como a chalota (ou cebola), e misture tudo com a raspa de laranja, o azeite e o sumo de limão. Tempere com um pouco de pimenta moída na altura. Reserve durante meia hora.

Abra as ostras com a ajuda de uma faca própria e escorra a primeira água que é muito salgada. Para esta tarefa tive a ajuda imprescindível de um elemento masculino da família, o meu genro, que também picou impecavelmente os pimentos e fez o vinagrete.

Sirva cada ostra com uma colher de chá do vinagrete que preparou previamente e acompanhe com um Champagne Brut  (no meu caso usei vinho espumante Bruto, claro, algo a que o Português médio tem acesso). Para os mais puristas, que só consomem ostras ao natural, para melhor sentirem a "concentração" de sabor a mar existente neste bivalve, basta usarem o sumo de limão.

 


2. Ensopado de Borrego com Cevada

Mais uma vez aconselho a carne de borrego como a carne vermelha mais saudável e quando bem confeccionada é muito saborosa e muito tenra. É o caso desta receita.

Ingredientes:
 1 perna do borrego 
200g de cevada de grão grosso 
3 cebolas 
4 dentes de alho
 1 colher cheia de Garam Massala (mistura de especiarias que pode adquirir em lojas da especialidade ou então fazer a própria mistura em casa, usando, pelo menos, cominhos, coentros em pó, cardamomo em pó, pimenta do reino, canela, noz moscada e cravo-da-índia)
1 colher cheia de açafrão das Índias 
2dl de vinho branco 
1dl de azeite 
sal e pimenta q.b. 

Preparação:
Cubra a cevada com água e deixe hidratar durante uma hora. Passe a cevada por água limpa e coza-a em água temperada com sal durante cerca de uma hora para estar bem cozida, como um arroz. Escorra e reserve.
Desosse a carne, corte-a em cubos e reserve.
Coza os ossos com duas cebolas, o vinho e água a cobrir, durante duas horas, para obter um caldo de borrego. Aproveite o líquido e reserve.
Frite a carne temperada com sal e envolta nas especiarias (tive a sorte de ter uma mistura perfeita trazida há pouco tempo de Marrocos por uma das minhas filhas). Junte a restante cebola picada, assim como os alhos. Depois de ligeiramente tudo dourado, acrescente o caldo e cozinhe até ter uma carne macia e tenra.
Sirva a carne com a cevada, regue com o molho da cozedura e umas folhas de hortelã. Acompanhe com um vinho Aragonês. (Nós cá acompanhámos com um bom vinho Português)

3. Tarte de chocolate com marmelos salteados

Ingredientes:
Para a massa:
125 g de manteiga mole
70 g de açúcar
1 ovo
200 g de farinha
25 g de cacau
5g de sal
Misture todos os ingredientes com a ponta dos dedos, para obter uma massa de tarte. Reserve, tapada com película aderente, no frigorífico, durante duas horas. Depois de descansar, estenda  a massa e forre pequenas tarteletes ( eu preferi usar uma tarteira). Coza em forno médio e reserve. Eu usei uma forma de silicone e cozi no microondas - 8 minutos.

Recheio:
200g de natas
200g de chocolate 
20g de mel
70 g de manteiga
Aqueça as natas; quando estiverem a ferver, deite-as em cima do chocolate. misture vigorosamente para obter um creme liso e brilhante. Acrescente o mel e, por fim, a manteiga em cubinhos. Bata com varinha mágica ou à  mão com varas e recheie as tarteletes ou tarte.



Sirva acompanhada de uma compota de marmelos e um cálice de vinho Moscatel.

Compota de marmelos muito rápida de fazer: 
Descasque e salteie 2 marmelos em cubos com 2 colheres de sopa de manteiga, junte 70g de açúcar e refresque com 1 cálice de Moscatel. Junte raspa de 1 laranja e deixe cozinhar lentamente (aproximadamente 15 minutos ) até ficarem macios. 
 
 
 
Pode parecer um pouco trabalhoso, mas se tiver alguma ajuda não lhe leva assim tanto tempo e vale bem a pena apresentar à famíla ou a amigos especiais estes pratos, em conjunto num belíssimo jantar ou separadamente numa outra refeição.
Uma dica: esta compotazinha de marmelos é um óptimo acompanhamento para tartes ou bolos com chocolate ou servida sozinha com tostinhas e queijo. A tarte de chocolate também é muito boa servida só, sem a compota, numa sobremesa ou num chá.
O borrego será sempre uma boa opção quer para um jantar mais formal quer para uma refeição que se quer simplesmente saborosa e reconfortante, um bom prato de Inverno, como todos os  ensopados mais simples e mais tradicionalmente portugueses.

Espero que tenham gostado deste meu jantar de Fim de Ano e que o possam servir também em breve.

Digam coisas.

2 comentários:

  1. que belo jantar :p
    bjs
    Carla
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, cromasinhas! Também gosto muito de várias das vossas propostas. Acho que vou partilhar e experimentar fazer as tacinhas com os restos de bolo rei. Saudações culinárias! bjinho

      Eliminar