segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Bolo de chocolate Nesquick

Bolo muito fácil de confeccionar e uma óptima base de trabalho culinário para apresentarmos algo mais do que um simples bolo de chocolate. Com o molho com que pode ser coberto e com alguma imaginação, podemos transformá-lo numa sobremesa super deliciosa e cremosa ou criar algo mais sofisticado para um aniversário ou festa especial, em que queremos uma mesa com algum "glamour", colorida, atraente e com  propostas docinhas e saborosas.

Esta receita é já muito conhecida, eu própria tenho-a fornecido a inúmeros amigos, mas nunca me canso de a confeccionar. Os ingredientes são simples e económicos, a preparação é rápida, não precisa de batedeira e resulta sempre bem. Muitas vezes dobro a receita e fica um bolo enorme que toda a famíla consome com muito prazer, quase sempre ainda morno e só com o molho de chocolate e leite.

Receita base:
2 chávenas de farinha
1 colher chá fermento
2 chávenas de açúcar
1 chávena de chocolate Nesquick
4 ovos
1 chávena de óleo vegetal
1 chávena de água a ferver
manteiga e farinha q.b. para untar a forma (lisa ou de buraco, conforme a decoração final que queira realizar).

Preparação:
 Primeiro misturam-se os ingredientes secos, depois os ovos, o óleo e a água fervida. Mistura-se tudo muito bem. Unta-se cuidadosamente uma forma com manteiga e polvilha-se com farinha. Vai a forno quente durante 45 minutos. Cuidado para não deixar queimar, proteja com uma folha de alumínio ao fim de alguns minutos.

 Molho de cobertura:
Num tachinho, colocar 1 chávena de leite, 6 colheres de chocolate Nesquick, 4 colheres de sopa de açúcar e mexer bem e deixar ferver durante uns minutos até engrossar um pouco. Por fim acrescentar uma colher de manteiga. (eu geralmente dobro a receita do molho).
Depois de cobrir com o molho, e de acordo com a ocasião, assim poderá decorar a seu gosto. Eu decoro-o sempre de modo diferente, mas uso bastante as frutas vermelhas ou outras frutas e chocolate granulado. Eis  alguns exemplos:

Apresentação simples, mais seco, óptimo para servir com queijo ou para acompanhar um chá.
Servido ainda morno, com o molho de chocolate e leite, é uma deliciosa sobremesa.





Polvilhado com açúcar em pó e decorado com uma flor alusiva à época do ano, faz sempre boa figura.

Decorado com uns morangos e chocolate granulado, faz um vistoso bolo de aniversário.
Usar  uma forma sem buraco, permite, por exemplo, fazer este outro bolo de aniversário em forma de "tina" com chocolates da altura do bolo.
 E se queremos mesmo um ar de festa, podemos sempre recorrer às frutas frescas e a uns fios de ovos. A combinação é perfeita!

Faça este bolo tão simples e dê asas à sua imaginação decorando-o de forma original e saborosa. E depois mostre-nos o resultado.

Sem comentários:

Enviar um comentário