quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Tacinhas do Rei (com sobras do Bolo Rei)

Segui a sugestão do blog "Cromas da cozinha" e experimentei dar um uso diferente ao Bolo Rei já seco, em vez de simplesmente fazer torradinhas com ele. Estas "tacinhas do rei" fazem uma deliciosa sobremesa, servidas com gelado de baunilha. Ficam crocantes por fora e macias por dentro, com o colorido das frutas cristalizadas do bolo rei e todos os sabores que lhe estão associados.  Deliciosas!


A receita é das "Cromas da Cozinha" (http://cromasdacozinha.blogspot.pt/2016/01/tacinhas-do-rei-sobras-de-bolo-rei.html):

Ingredientes:
- Bolo Rei
- manteiga para untar ( se não tiver forminhas anti-aderentes)


Preparação:
Corte o Bolo-Rei em pequenos pedaços e coloque dentro de um processador. Não retire as frutas cristalizadas, pois elas vão dar a consistência desejada. Vai resultar numa pasta.
Unte levemente as formas (eu não untei, pois usei um tabuleiro de formas de muffins que não necessitam de ser untados; soltam-se com muita facilidade com a ajuda da ponta de uma faca)
Coloque pequenas porções da massa no interior das forminhas até moldar  as tacinhas, nem muito finas, nem muito grossas, pressionando bem com as pontas dos dedos.
 
Leve ao Forno na temperatura máxima até os rebordos começarem a escurecer (aproximadamente 10 minutos).
Retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de retirar as tacinhas, e estão prontas a ser usadas!
 
A sugestão das "Cromas da Cozinha"  é recheá-las com gelado de baunilha, cacau em pó e groselhas. Eu usei só o gelado de baunilha salpicado de chocolate granulado. Yum! Yum!


1 comentário:

  1. ficaram espetaculares!
    Obrigada pela confiança e por experimentares a minha receita!
    beijinhos
    Carla
    cromasdacozinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar