sábado, 9 de janeiro de 2016

Salada de Bacalhau com molho de mostarda e rabanadas de pão de forma



Nunca é de mais sugerir receitas de bacalhau, sobretudo nesta altura do ano em que, estou convencida, sobrou ainda muito deste ingrediente-rei em muitas das nossas casas, pois no Natal compra-se geralmente mais quantidades deste "fiel amigo". 
Incompreensivelmente, as partes "menos nobres" ou as postas menos altas são reservadas  para a confecção de pratos também vistos como mais simples e "menos interessantes" ou, então, são usadas no já tão vulgar "bacalhau com natas". Não tem que ser assim. Com poucas gramas de bacalhau (1 posta média ou 2 postas finas, das abas) podemos obter excelentes resultados, criando pratos de simples e rápida confecção e muito saborosos, desde que se alie a este fantástico ingrediente outros bons ingredientes e que seja tudo bem condimentado, sem ser necessariamente muito calórico.
Experimentem esta receita, onde os coentros e a mostarda, para além de um bom azeite, vão dar um óptimo sabor ao bacalhau e às batatas.

Ingredientes (para 4 pessoas):
1 posta média ou 2 postas finas de bacalhau
4 a 6 batatas cozidas 
4 ovos cozidos
folhas de alface
azeitonas pretas ou verdes

Para o molho:
1dl de azeite
4 c. sopa de vinagre
1 colher sopa de mostarda
1/2 molho de coentros
sal e pimenta

Preparação:
Coza o bacalhau, já demolhado, em pouca água, até que fique macio (5 a 10 minutos). Escorra, deixe esfriar e retire as peles e espinhas e desfie-o em lascas. Misture com as batatas cortadas em pequenos cubos e reserve.
Para o molho, separe as gemas das claras (reserve as claras), amasse as gemas com um garfo e misture-as com o azeite. Envolva o vinagre, a mostarda e os coentros picados. Tempere com sal e pimenta. 
Coloque a mistura de bacalhau e batatas no prato de servir. Por cima verta o molho, decore com azeitonas e polvilhe com as claras picadas. Acompanhe com alface.


Como ainda restam outros ingredientes das "Festas" que não podemos desperdiçar, sugiro que após este bacalhau, saboreiem umas rabanadas fresquinhas feitas de modo tradicional e acompanhadas de fruta fresca e decoradas com passas de uva, bagos de romã e raspas de laranja. (Isto se ainda não tiverem entrado em dieta de doces e fritos ... )


Para quem quiser a minha receita destas rabanadas de pão de forma feitas de modo tradicional, aqui vai ela:

Ingredientes:
2,5 dl de leite
açúcar q.b.
2 cascas de limão 
1 casca de tangerina
6 fatias de pão de forma
4 ovos
canela q. b.
óleo para fritar

Preparação:
Ferva o leite com as cascas dos citrinos e duas colheres de sopa de açúcar. Bata os ovos até ficarem homogéneos. Mergulhe as fatias de pão no leite e depois passe-as pelos ovos batidos e deixe escorrer. Frite as fatias em óleo bem quente, virando-as para que fiquem douradas dos dois lados. Coloque-as em cima de papel absorvente. Passe-as por uma mistura de açúcar e canela em pó ou, se preferir, regue-as com uma calda de açúcar e canela. 

Calda: 250g açúcar, 1dl água, 1 pau de canela e raspa de 1/2 limão. Ferva tudo até obter uma calda não muito espessa.

BOM APETITE!

Sem comentários:

Enviar um comentário