segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Maçãs assadas "Golden Brown"

                                                                                                        in "The good cook" Time life books, 1983

 
Não me podia "despedir" da minha "semana da maçã", sem assar umas belas maçãs e apresentá-las aqui.

Mas ... maçãs assadas? Assim, só, sem mais nada? Toda a gente sabe assar maçãs no forno, com mais ou menos açúcar, canela, vinho do Porto, etc ... Pois... mas estas que vos apresento hoje não são simples maçãs assadas, são .... umas, como dizer, ... "maçãs - bomba"! Bombas calóricas, dirão vocês. Pois ... mas não se confeccionam estes doces todos os dias, por isso, se quiserem surpreender os vossos convidados ou familiares com umas maçãs assadas  às quais podem acrescentar ainda mais sabor e uma textura muito crocante por fora e muito macia por dentro, então experimentem esta receita.

Humm! Embrulhem estas maçãs e deixem-se também envolver pelos aromas e sabores que invadirão as vossas cozinhas.

RECEITA (para 4 maçãs)

Ingredientes:
 maçãs (Granny Smith ou outra variedade de maçã média e firme)
125g de manteiga
30g de açúcar 
uma colher de sobremesa de canela
500g de massa caseira para tartes ou 2 rolos de massa de compra

Preparação:

Misture a manteiga amolecida com o açúcar e a canela e bata bem até ficar uma pasta firme.



Estenda a massa até obter uma espessura de aproximadamente 3mm. Coloque um prato invertido em cima da massa e, usando uma faca afiada, corte à volta do prato de modo a obter um círculo para envolver cada maçã. Com o resto da massa, volte a estender e corte pequenas tampas com um cortador de massas.

Com a ponta de uma faca, retire o caroço das maçãs e faça um buraco arredondado. e com a ajuda de uma colherzinha introduza o recheio no centro já descaroçado.


Coloque cada maçã no meio de um círculo de massa e, com ambas as mãos, embrulhe cada maçã, formando pregas de maça pressionando bem de modo a que o invólucro não se desprenda. Retire massa em excesso e vire-as ao contrário. Pincele as tampinhas com água e coloque essa parte húmida virada para baixo no topo das maçãs. 





Coloque-as num tabuleiro e pincele-as todas com um ovo batido. Faça um pequeno furo no centro de cada tampinha e na massa por baixo para que o vapor escape durante a cozedura. 


Asse as maçãs num forno previamente aquecido a 200 graus durante aproximadamente 40 minutos. A meio do tempo coloque uma folha de alumínio para não queimar o topo das maçãs.  Elas devem ficar castanhas douradas. Retire-as do forno e polvilhe-as com açúcar extra fino. Sirva cada maçã com "double cream" (um tipo de natas que já encontra nos nossos supermercados) ou com leite creme.

E aí estão elas! Delicie-se.









1 comentário:

  1. Wau...sehen sehr toll aus...fantastisch, aber die Vorbereitung scheint auch sehr zeitaufwändig zu sein! Gratuliere!

    ResponderEliminar