sábado, 21 de novembro de 2015

My "Apple Pie"



Então e a famosa ”apple pie”? – perguntarão os meus amigos e seguidores que me conhecem melhor e que sabem da minha ligação à língua inglesa e à cultura anglo-saxónica, incluindo a sua gastronomia.
Eu respondo: - É claro que não poderia faltar a famosa “apple pie” nesta semana que eu decidi dedicar à maçã, apesar do excesso de calorias que se começam a fazer sentir cá por casa. Sim, porque isto de cozinhar para partilhar sabores e depois não provar não pode ser!!!



Eis, então,  a minha versão da “Apple Pie” que tenta ser o mais próxima possível da receita que as famílias inglesas e americanas mais seguem em suas casas. Atenção! Estou a falar de comida caseira inglesa e americana (que também existe, e boa!) e não das industriais McTartes de maçã ou outras tartes de sabor plástico que se adquirem nas grandes superfícies comerciais.

Eis, então, a minha “apple pie” ou tarte de maçã anglo-saxónica:

INGREDIENTES:   

Para a base e a tampa:
2 rolos de massa de compra para tarte (massa quebrada)
Para o recheio:
·         6 maçãs descascadas e cortadas finamente em gomos (a variedade granny smith é uma boa escolha; em alternativa qualquer outra variedade de maçã desde que seja bem firme)
·         4 chávenas pequenas de açúcar
·         2 colheres de sopa de farinha
·         Canela a gosto           
·         1 colher de chá de sal
·         1 pitada de noz moscada
·         1 colher de sopa de sumo de limão
·         1 colher de sopa de sumo de laranja (minha recriação para aromatizar e equilibrar a doçura da receita, uma vez que “roubo” ao açúcar)

PREPARAÇÃO:
Aqueça o forno a 200 graus. Coloque um dos rolos da massa num pirex redondo e um pouco fundo para formar uma base. Pressione bem a massa contra o fundo e as paredes da tarteira .
Numa taça grande, misture todos os ingredients de uma forma suave.  Coloque  a mistura sobre a base que criou e depois cubra o recheio com a segunda  massa .  


 Embrulhe o excesso da massa da cobertura para debaixo das bordas da primeira massa., pressionando as extremidades até ficarem seladas. Corte pequenos golpes na massa ou faça cortes de modo a desenhar figuras (eu desenhei muito artesanalmente uma maçã) para que o vapor possa sair durante a cozedura.
Leve ao forno entre 40 a 45 minutos ou até as maçãs ficarem tenras e douradas. Após 10 minutos no forno, cubra o rebordo da massa com um pouco de papel de alumínio para impedir que a massa queime. Retire o papel pouco antes de desligar o forno e de tirar a tarte para cima de uma rede de modo a arrefecer. 



Sirva com "sour cream" (ou natas sem açúcar) ou gelado de baunilha. E delicie-se!

1 comentário:

  1. Bem, como é que não estive presente para comer uma fatia desta apple pie com este aspeto fabuloso.

    ResponderEliminar